Como é um rosto gay?

Seria possível um software identificar a orientação sexual de uma pessoa?





Pesquisadores de Stanford estão criando um algoritmo que analisa expressões faciais para identificar a orientação sexual das pessoas.

Ainda não foi revelado o verdadeiro intuito do polêmico projeto, mas alguns grupos LGBT estão em protestos para que ele não seja concluído. O que foi revelado é que o sistema verifica o rosto da pessoa e identifica se a pessoa é ou não homossexual. De acordo com o desenvolvedor, existe uma característica facial diferente nos rostos de gays, um detalhe que apenas o algoritmo consegue enxergar.


A duas semanas atras, dia 08/09, o pesquisador deu uma entrevista ao jornal The Guardian, onde informou que o algoritmo está sendo desenvolvido para que se identifique pessoas com comportamentos  que possam ser prejudiciais e assim fazer com que certas ações, ou mesmo crimes, sejam evitados. Ele promete que o algoritmo identificará até a opção politica das pessoas.
O sistema avaliou mais de 30 mil fotos de pessoas de uma rede social para relacionamentos e, através dessas fotos, o sistema pôde criar padrões para definir a orientação sexual das pessoas. Nos primeiros testes o software acertou 87% dos perfis em homens e 71% das mulheres. O sistema receberá imagens de câmeras de segurança, fará a analise comparativa da expressão e dará um relatório sobre as condições das pessoas. A noticia não foi bem vista por grupos LGBT que alegam que a tecnologia é uma perda de tempo e que está sendo criada para perseguir os gays. outra indagação é que o software escaneia apenas pessoas brancas, o que dá brecha para alegarem racismo também.

No Brasil, iniciou uma grande polêmica nessa semana sobre a condição homossexual das pessoas. Foi liberado o tratamento psicológico para os gays que quiserem se livrar de tal condição, o tratamento é popularmente conhecido como "Cura Gay", promete reverter os pensamentos da pessoa e eliminar pensamentos considerados anormais. A ação gerou um enorme questionamento: Ser gay é considerado doença?

Caso o software comece a ser utilizado logo e os questionamentos no Brasil ainda existirem, o software será facilmente atribuído a uma caça as bruxas gays.


O que posso dizer é que, devemos esperar ver o acontecerá durante seu desenvolvimento e aprender a respeitar as pessoas independente de suas condições ou orientação.


Acesse:

BBC (Polemico software detector de expressões homossexuais)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta